Recamier uma peça-chave na decoração

by - terça-feira, março 07, 2023

 Mês passado eu estava procurando um filme para assistir que fosse bem leve para distrair a cabeça e a Netflix mostrou que o primeiro lugar do Top 10 daquele dia era "Na sua casa ou na minha?", com a Reese Witherspoon e o Ashton Kutcher.

Embora o filme não tenha sido nem de longe  o que eu considero como bom, me fez prestar atenção em algumas cenas por conta da decoração. A história conta que os dois protagonistas se conheceram na época da faculdade passaram uma noite juntos mas, anos depois, viraram melhores amigos. 

Imagem de Engin Akyurt por Pixabay
 

Enquanto ela ainda morava na mesma casa própria em Los Angeles, ele se mudou para Nova York. A decoração nesse filme faz toda a diferença para perceber a personalidade de cada um e como isso mostra a diferença entre uma casa e um lar.

Na casa da mocinha, você observa um jardim, almofadas, mantas em sofás, cores, e enfim, percebe que alguém mora lá e conta uma história sobre si. Já no apartamento chique com vista para a ponte de Manhattan, o espaço tem poucos móveis, cores neutras e escuras e nenhum tipo de fotos ou objetos pessoais aparentes.

Porém, uma das cenas mostra a mocinha deitando em um recamier, sem saber como e para quê aquele banco ou sofá sem encosto servia e fazia ali no meio da sala. E eu achei aquilo o máximo! Encontrei alguns modelos no Atelier Clássico e resolvi falar um pouco sobre este móvel pouco popular por aqui.

Fui pesquisar sua origem francesa e descobri que ele costumava ficar ao pé da cama para auxiliar como um banco as pessoas a calçarem os sapatos, vestir-se e apoiar as peças durante o processo. Com o passar dos anos, ele foi ganhando novos espaços e diferentes modelos, podendo ter ou não encosto, variar de tamanho e materiais.

 

Recamiers da Atelier Clássico
 

Ele pode ser mais comparado a um banco, no quarto ele é uma opção para sentar-se sem utilizar a cama, por exemplo, enquanto que em ambientes como a sala ele pode substituir uma poltrona sendo mais espaçoso, porém, ainda menor que um sofá.

Há outras opções de posicionamento como no hall de entrada, na varanda ou até no escritório. Sendo mais longo, é uma opção para criar um canto de leitura, por exemplo. E ele também é conhecido por outro nome, divã, que é o móvel utilizado por alguns psicólogos e terapeutas para atender pacientes de forma mais confortável.

Vocês já sabiam sobre o uso deste item em casa? Teriam um? Comentem!



Talvez você goste!

0 comentários

Deixe seu comentário, e obrigada!

não delete

Nome

E-mail *

Mensagem *