Saúde pet: 6 dicas essenciais para manter seu cachorro saudável e feliz

by - sábado, junho 10, 2023

Quem me segue nas redes sociais, (@vsusaki) sabe que eu amo pets, e tenho o meu Ted! Sempre que ele aparece por lá é sucesso. Mas, para que ele esteja sempre bem e feliz, aqui em casa a gente toma alguns cuidados para que ele esteja saudável e possa viver a vidinha dele bem plena. 

No Brasil, o número de pessoas que adotam um bichinho de estimação tem crescido de maneira exponencial, tudo isso porque os pets são leais, brincalhões, parceiros, sendo verdadeiros anjinhos de quatro patas por trazer alegria para muitas famílias. Porém, todo esse amor que nos é transmitido precisa ser retribuído com cuidados básicos que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos nossos peludos. Nem todo mundo sabe das responsabilidades que um pet precisa, algumas raças tem suas particularidades e requer uma atenção especial, como limpar as dobrinhas de um shar-pei ou que o shitzu é mais propenso a ter problemas no pelo, por exemplo. 

Meu Ted | (Imagem acervo pessoal proibida a cópia)
 

Por isso, que tal ver seis dicas essenciais de cuidados para ter com seu amigo cão?

Alimentação balanceada e de qualidade: pelagem brilhante, muita disposição para brincar e olhos expressivos, são alguns sinais claros de que seu animal está em plena forma. E um dos fatores que contribui para isso é a alimentação. É importante consultar o veterinário para ver qual a melhor forma de alimentar seu pet, pois existe a alimentação natural, que está ganhando muitos adeptos, pois em comparação com as rações industrializadas, apresenta propriedades que suprem de forma efetiva as carências nutricionais dos animais. Por isso, busque uma orientação profissional.

Higiene em dia: sim, tem os cuidados básicos como fornecer água e comida para o seu pet, mas existem outros cuidados importantes e um deles é o banho, que pode ser dado a partir de um mês de vida. Durante o inverno, a frequência de banhos pode ser mais espaçada. Mas, a higienização pode continuar sendo feita com toalhas umedecidas e sprays específicos para as partes íntimas, patas e região dos olhos. Também é importante fazer a limpeza dos dentes, para evitar o acúmulo de tártaro e problemas na gengiva. Cuidar dos carrapatos e pulgas também é de extrema importância, assim como dar o remédio de verme.

Passeios com seu pet: esse é um momento de proporcionar uma oportunidade única aos animais de ter contato com outros da mesma espécie. É importante para a saúde do pet passear e ter esse momento de descontração.

Disponibilize brinquedos que seu pet gosta: estimular seu amiguinho a fazer um pouco de movimento proporciona uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar dele.

Fique de olho no cuidado com animais durante o inverno e verão: assim como os seres humanos sofrem com as alterações climáticas, os pets também sentem as mudanças, por isso, é preciso adotar alguns cuidados, principalmente nas épocas mais frias. Alguns deles são: tenha uma caminha para que ele se aqueça e durma mais confortável, utilize roupinhas quentes ou cobertores, faça passeios em horários mais quentes e procure secá-lo após o banho.

Mantenha as vacinas e os vermífugos em dia: os cachorros são muito suscetíveis à contaminação por vírus, fungos, vermes e bactérias, etc. Mantenha seu pet protegido das diversas doenças que esses patógenos provocam é garantindo a vacinação e a vermifugação regular. Leve seu cachorro ao veterinário periodicamente para tomar as doses necessárias da vacina e fazer um acompanhamento geral da sua saúde.

Como vocês podem ver são cuidados simples, e que aos poucos, tornam-se habituais. Criar uma rotina de atividades que garanta o bem-estar dos peludos é uma maneira agradável e prazerosa de contribuir com toda a felicidade que sentimos em tê-los. Você tem algum cachorrinho ou gatinho que merece todo esse cuidado e amor? Comente!

Talvez você goste!

1 comentários

Deixe seu comentário, e obrigada!

não delete

Nome

E-mail *

Mensagem *