Sustentabilidade na decoração

by - quinta-feira, agosto 18, 2022

 Se você é ligada nas notícias do Brasil e do mundo já sabe que a crise climática tem sido um problema, calor quando deveria fazer frio, chuvas mais intensas que o normal, tempo seco que induz a propagação de incêndios, desmatamento e uma série de acontecimentos que estão ligados a ação do ser humano na relação com a natureza.

Mas, e como fazer nossa parte? Além de pensar em sustentabilidade, como reciclar seu lixo, evitar o consumo desenfreado de produtos industrializados e tentar investir em marcas que são amigas do meio-ambiente, que tal começar a verificar também a origem dos itens de decoração e móveis da sua casa?

Vem ver alternativas que encontrei na Atelier Clássico!

Móveis de madeira - durabilidade e beleza

Imagem de Rudy and Peter Skitterians | Pixabay
 

Já reparou que muitos móveis de seus avós existem intactos até hoje, enquanto alguns itens que você pode ter comprado a menos de 10 anos, parecem que já estão pedindo para serem trocados? Isso acontece porque antigamente, os móveis eram feitos de madeira maciça, mais difícil de ser deteriorada por cupins, e se tratada corretamente, passa por gerações.

Para baratear o custo destes itens, a indústria começou a mesclar madeira com dois materiais conhecidos como MDF e MDP, que contém partículas de madeira, mas são mais baratos no custo final. Porém, quem tem poder aquisitivo e pode comprar madeira maciça, sabe que embora seja duradouro, não vai sair barato.

Mesa de apoio e Balcão | Imagens Atelier Clássico

Porém, não fique desanimada! Há alguns anos, para ajudar na qualidade e na sustentabilidade da indústria de decoração, empresas começaram a cultivar a madeira de reflorestamento, que são árvores plantadas com o fim de serem usadas para o uso de móveis e demais itens de construção, sem precisar devastar nenhuma área de floresta nativa e utilizando meios que gastam menos energia.

Logo, ao investir em móveis de madeira de reflorestamento, além de ter a durabilidade de madeira maciça e poder durar por gerações, você também garante que não está usando materiais que fizeram mal ao meio ambiente.

Poltrona e escrivaninha | Imagens Atelier Clássico

Nas fotos, a seleção foi feita mostrando como a madeira deixa o produto final com mais charme e com cara de sofisticado. E você pode mudar a decoração e manter os móveis, porque os tons neutros costumam combinar com várias cores e estampas.

E vocês, já conheciam essa alternativa? Comentem!

Talvez você goste!

4 comentários

  1. Gostei desse tipo de decoração. Nada melhor que usar madeiras de reflorestamento.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, precisamos pensar em sermos sustentáveis também

      Excluir
  2. Adoro esse tipo de decoração, amei as inspirações e sustentabilidade sempre

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, e obrigada!

não delete

Nome

E-mail *

Mensagem *