A rotina de cuidados japonesa com a pele: J-beauty

by - quarta-feira, maio 05, 2021


 Já faz um bom tempo que venho dizendo em meus posts que uma pele bem cuidada vale muito mais que uma maquiagem bem feita, isso porque você usa menos produtos e pode aproveitar a maquiagem para destacar seus pontos positivos, ao invés de se esconder em várias camadas de base e corretivo.

Por esses motivos que virei adepta dos cuidados com a pele das asiáticas, como as coreanas e as japonesas. É um processo demorado, ainda mais para quem nunca cuida da pele, mas ao mesmo tempo que demora para ver resultados, também é duradouro.

J-beauty: Joyce Kitamura
Imagem de divulgação podcast Japão sem Escalas

Se você quiser saber um pouco mais sobre a rotina de beleza das japonesas, pode ouvir o podcast Japão sem Escalas com o episódio da Joyce Kitamura, em que ela conta um pouco da experiência dela numa viagem ao Japão, as diferenças que ela percebe entre os brasileiros e japoneses e até o otimismo dela de que estamos caminhando para uma consciência maior no Brasil de cuidar da pele como saúde, e não estética.

Gostaria que vocês ouvissem também pois é um trabalho que ajudei a produzir, da agência onde trabalho. 😀

Spotify:

   

O passo a passo da rotina de beleza japonesa é diferente da rotina coreana, é mais simples, e o foco é com a saúde da pele, principalmente na proteção solar, já que asiáticos no geral tem tendência maior a ter manchas. Por isso, vemos muitos produtos clareadores, não que eles queira virar o Michael Jackson, mas é para amenizar essas possíveis marcas.

Um dos conceitos mais famosos por lá é ter a pele de mochi, um bolinho de arroz que é macio, liso e branquinho - sem manchas.

Vejam os 3 passos do J-beauty na imagem abaixo:


Sendo uma rotina mais minimalista, todo mundo pode fazer todos os dias! De manhã e à noite. Eu comecei tarde, com 28 anos. Em seis meses usando mais protetor solar e hidratando mais a pele da forma correta, muita gente elogia minha pele, e no dia a dia não preciso nem usar base, apenas corretivo para amenizar olheiras e algumas espinhas - sim, elas ainda aparecem ainda mais no período da TPM.

Os produtos como essência e emulsão a gente quase não encontra aqui, mas se você quiser começar de forma simples os passos são: escolha um sabonete facial de acordo com seu tipo de pele e faça muita espumas nas mãos antes de passar no rosto, limpe com movimentos suaves e circulares. Use um tônico depois da limpeza, que não tenha álcool! Ele ajuda a retirar restos do sabonete e equilibrar a pele antes do hidratante. Escolha o hidratante ideal para seu tipo de pele, você pode pedir ajuda para seu dermatologista, e na hora de aplicar passe com leves batidinhas, nada de esfregar! E de dia, finalize com protetor solar.😉

E antes de dizer que os japoneses podem não saber de nada sobre pele, pensem que a Shiseido tem 149 anos e ano que vem fará 150! Os japoneses investem em Pesquisa e Desenvolvimento há anos para trazer resultados duradouros, então o Brasil é novinho ainda, mas com vontade a gente chega lá!

Para me seguir no Instagram pesquise por @vsusaki, e o podcast é @japaosemescalas.

Gostaram? Comentem!

Talvez você goste!

4 comentários

  1. Olá Van,
    Nunca usei essência e nem emulsão, mas gostei de conhecer o passo a passo da J-Beauty
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não, aqui é meio difícil de achar e sem saber ler japonês fica difícil até de saber para que tipo de pele que é, mas assim que eu testar eu postarei aqui!

      Excluir
  2. É basicamente minha rotina há anos rsrsrsrs, de produtos de J-beauty só uso hadalabo e Melona CC e sou apaixonada por ambos

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melona CC não conheço, já vou pesquisar! Cuidando sempre, a gente consegue manter a pele mais saudável por muito mais tempo né?

      Excluir

Deixe seu comentário, e obrigada!

não delete

Nome

E-mail *

Mensagem *