4 dicas para ter mais força de vontade

by - sexta-feira, maio 24, 2019

Estes dias frios estão me deixando com muito desânimo para sair da cama cedo e trabalhar, como contei para vocês nos stories (@vsusaki) estou agora tendo que ir 3 vezes por semana em uma agência, e todo esse tempo de home office me desacostumou a sair de casa, pegar transporte público e ficar algumas horas sentada em uma mesa de escritório. Por isso, tive a ideia de criar um post com dicas de onde tirar força de vontade para seguir em frente. Quem mais aqui está precisando?

A força de vontade não é só para sair e ir trabalhar, mas para qualquer outro assunto em nossa vida que peça um pouco mais de foco e determinação como: emagrecer, juntar dinheiro, aprender uma língua, estudar para o vestibular, estudar para um concurso e por aí vai.

Citação Muhammad Ali | (Imagem via Pinterest Mensagens 10)
 Aprender a desenvolver a habilidade de ter vontade

Eu li o livro "O poder do hábito" e fiquei encantada com as várias teorias que ele apresenta, incluindo o fato de que a força de vontade não é algo que a gente tem, mas uma habilidade que desenvolvemos. E para que ela ganhe a força, temos que criar o hábito de alimentá-la. Então o primeiro passo é entender onde se quer chegar e quais os passos necessários para isso, se colocar no papel, em um quadro de desejos ou na tela de proteção do celular ou computador, cada vez que bater o desânimo, o planejamento vai te lembrar que você está percorrendo o caminho para um objetivo.

Criar metas reais

Um dos grandes erros que temos quando criamos um desejo é não pensar se ele é realmente alcançável, e não digo aqui que sonhar grande é proibido, mas pensar nas etapas é muito mais importante. Por exemplo, você deseja ser diretor de uma grande companhia, mas ainda está em um cargo de assistente, seu próximo passo é buscar se qualificar para uma vaga de analista, e depois buscar mais conhecimento e experiência para ser gerente, até que tenha um know how que te coloque na mira de vagas de direção. Por exemplo, nesta matéria da Employabiliti RH ela mostra que contar com uma assessoria de reposicionamento para cargos mais altos é mais efetivo do que apenas buscar vagas em sites comuns de emprego. Ou seja, saber de antemão onde se quer chegar e ir conquistando as metas aos poucos, vai te manter no foco e com força de vontade de bater metas reais dentro de uma margem de tempo.

Cuide de sua saúde

Eu já reparei que tem vezes que faço um ótimo planejamento, tenho foco e força de vontade e quando acordo no grande dia de dar um passo a mais, se não durmo bem, ou acordo com dor de cabeça ou uma sinusite, a força de vontade vai a nível zero. Então, a terceira dica é cuidar da sua saúde física e mental, para que mesmo que tenha que dar um passo para atrás, a saúde não te impeça de continuar a seguir de onde parou.

 
Citação Albert Einsten | (Imagem via Pinterest Blog O Povo)

Comece pequeno e se inspire

Como a força de vontade é um "músculo" que precisa ser trabalhado para crescer, não adianta querer levantar muito peso, se está apenas começando. Mesmo que saiba que existem etapas e que é possível realizar o que se quer em um X tempo, não existe nada melhor que conseguir realizar algo em curto prazo, porque isso motiva ainda mais. Tente pensar em coisas simples como: dormir ou acordar mais cedo, ver mais os amigos que gosta, sair para passear mais vezes com seu cachorro, diminuir a quantidade de comida, ler um livro por mês e etc.
Outra parte boa de começar pequeno é encontrar em pessoas próximas, alguém que possa te animar na jornada ou que já tenha realizado algo que você deseja, para você sempre saber que é possível e que não está sozinho (a).

Seja compreensivo com você

Isso é algo que eu tenho tentado fazer ultimamente comigo mesma, quando bater o desânimo e a força de vontade desaparecer, ser compreensivo é a melhor atitude. Temos que entender nossos limites e saber que enquanto a gente deseja alguma coisa, teremos altos e baixos e tendo noção disso, recomeçar se torna mais fácil e aceitável. E nessas pausas, a mudança de estratégia também é bem-vinda.

E vocês? Estão precisando de mais força de vontade? Quais são seus objetivos reais? Comentem!

Talvez você goste!

8 comentários

  1. Realmente, várias vezes eu me desanimava porque eu colocava metas e acabava que não alcançava. Bater grandes metas sempre é legal, mas depois aprendi que tinha que entender um pouco a realidade e colocar pequenas, mesmo que não sejam quase nada. Aprendi a me compreender mais também, nem sempre tenho o controle de todas as coisas que quero.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aprendi sobre pequenas metas na terapia, é engraçado como uma pequena vitória tem um poder tão grande!

      Excluir
  2. Que post ótimo Vânia. Hoje em dia tem tantos sites online para se qualificar melhor, eu já tô de olho para fazer alguns cursos. Basta a gente sair da nossa zona de conforto e ir à luta.
    Bom domingo!
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu demoro para arriscar, mas depois que tomo ciência que é preciso, fica muito mais fácil.

      Excluir
  3. Esse post veio bem a calhar, Vân! Agora preciso colocar em prática isso, pois me ajudará com certeza!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Post mais que perfeito, Vân. Sempre tem épocas que estou super motivada e em outras, não consigo me animar. Mas passa. O importante é estar sempre em movimento e nunca se estagnar! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Nem que seja preciso recomeçar, o importante é não desistir!

      Excluir

Deixe seu comentário, e obrigada!

não delete

Nome

E-mail *

Mensagem *