Coloração pessoal: outono profundo

by - quarta-feira, março 27, 2019

Oi gente! O post de hoje traz um assunto bem interessante e que ajuda muito a fazer boas escolhas na hora de comprar roupas, acessórios e maquiagem. Desde o ano passado algumas blogueiras começaram a falar da coloração pessoal, e minha amiga fez o curso e aplicou o teste em mim.

Siga lendo para saber mais sobre a minhas experiência.

Coloração pessoal

Já parou para pensar que há algumas roupas em que nos sentimos bem usando, e que até as pessoas elogiam mais quando você as veste? Ou que, às vezes, você está com um acessório e um batom normal e todo mundo diz: - nossa, o que você fez hoje que está mais bonita? Pois bem, intuitivamente você escolheu cores e tons que te favorecem e isso é a base da coloração pessoal.

A coloração pessoal faz parte da consultoria de estilo, com uma série de testes com cores diferentes a profissional define o tom e sub tom da sua pele e te insere em um conjunto de cores (nomeado comas estações do ano) que quando utilizado ajuda a destacar a beleza natural e harmoniza traços e textura da pele. E gente, você vê na hora a diferença!

Início dos testes | (Imagem de acervo pessoal)
Ninguém tira fotos bonitas durante o teste, é preciso escolher um ambiente com parede branca e com bastante luz natural (ou ringlight específica), então é colocado uma faixa em seu cabelo e um colete cinza que neutralizam qualquer ruído que atrapalhe a verificação das cores em relação a seu rosto na pele natural.

Não pode usar maquiagem alguma, e quem tem o cabelo tingido, a faixa vai até a testa. No meu caso, a raiz é natural e isso ajuda na verificação.

São diferentes etapas em que a profissional pede que você segure diferentes paninhos, ela registra tudo isso em imagens no celular ou em uma câmera para que possa fazer a avaliação cuidadosamente. Já vi casos em que você faz isso em frente a um espelho para que possa acompanhar as mudanças.
 As etapas são: contraste, temperatura, intensidade e profundidade. Nesta foto em preto e branco, foi avaliado o contraste em que minha pele pertencia, que podem notar que é diferente da sobrancelha e do cabelo.

Como a coloração pessoal surgiu?

Esta avaliação surgiu do Método Sazonal Expandido: "criado especialmente com base na análise das diferentes combinações de características da pele e fornece diretrizes sobre quais tons de cores harmonizam com cada grupo de características possíveis. Após a realização dos testes e encontrar o conjunto de características que a descrevem, localiza-se a paleta ideal, que apresenta o conjunto de cores que melhor harmoniza com a pele".

Usar as cores nos tons que nos favorecem ajuda a estar sempre com um visual mais harmonioso, principalmente quando as cores estão próximas ao rosto, como em blusas, maquiagens, acessórios e na cor do cabelo.

Diferente tipos de cores e tons | (Imagens de acervo pessoal)
 Nestas fotos acima dá para ver que fico melhor com algumas cores do que com outras, mas isso não significa que eu não possa mais usar as cores que gosto e não estão na paleta. Um exemplo: tem gente que ama preto, mas não tem esta cor na paleta. A dica é usar peças discretas nos acessórios, esfumar na maquiagem e em blusas, preferir golas que mostrem mais a pele, por exemplo.

Minha paleta: outono profundo

Há muito mais coisas envolvidas no processo (foram mais de 30 fotos para comparar) e a avaliação por uma profissional é imprescindível. Há pessoas que fazem o teste online, mas para ter maior chances de acerto, o ideal é ser ao vivo e na luz do dia.

O resultado que chegamos para mim foi Outono profundo, e até que foi bem fácil verificar as cores, o contraste brilhante ou opaco, tons frios ou quentes durante o processo. Mas, há pessoas que o processo não consegue chegar tão precisamente, então vai da pessoa ir testando as cores no dia a dia para chegar a um veredito final.

Cartela de cores Outono profundo | (Imagem editada via pesquisa no Google)
Eu peguei esta amostra do Pinterest, mas tem que se tomar cuidado porque muitas pessoas põem nomes errados às cartelas pela internet. O ideal é a profissional te dar amostras da sua estação de fontes confiáveis, ou ainda, oferecendo uma cartela física para te acompanhar - similar a usada em cores de tintas para parede.

Grande parte do meu guarda-roupa tem essas cores e não vou precisar fazer tantas modificações, mas é muito mais legal poder comprar algo sabendo que a peça vai te valorizar, sem fazer nenhum esforço.

Como minha amiga acabou de se formar e ainda está trabalhando no portfólio dela, não vou poder indicar agora. Mas, mais para frente atualizo o post e quem for de São Paulo capital poderá fazer o teste com ela também.

E vocês, o que acham deste processo? Estão curiosas para saber a cartela de vocês? Comentem!

Aproveita e me segue no Instagram @vsusaki.



Talvez você goste!

16 comentários

  1. Vân, que legal isso! Não conhecia e fiquei a fim de fazer também!
    Depois indica a sua amiga, hein?

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa minha amiga pegar mais experiência, que eu indico sim. Ela vai cobrar mais baratinho no começo :D

      Excluir
  2. que demais esse post e entender melhor como é todo o processo! eu tenho mt vontade de fazer esse tipo de estudo pra saber a minha cartela tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda muito quando a gente quer comprar algo novo e até a saber o que falta no guarda-roupa para dar um up no visual

      Excluir
  3. Eu sou Primavera Clara o que me deixou bastante surpresa, já que fugia e muito de tudo que costumo usar, agora que passou o susto estou entendendo melhor essa cartela.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha outra amiga fazia o mesmo erro que você, e quando foi ver, tava desfavorecendo o visual.

      Excluir
  4. Uau, já tinha ouvido falar da coloração pessoal, mas não sabia como era feito. Muito legal!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acaba não entendendo muita coisa no começo, mas depois com o resultado tudo fica mais claro!

      Excluir
  5. This is such an interesting method to help find out your true colors.
    Thanks for sharing!

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  6. Deve ser bem interessante descobrir a coloração pessoal e usá-la a favor. Depois eu também vou querer consultoria!
    Bom final de semana!
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que ela começar a divulgar eu compartilho nos stories!

      Excluir
  7. Já tinha visto sobre isso e agora vendo seu post dá pra perceber que as cores que usamos fazem mesmo a diferença contrastando com a cor na nossa pele e cabelos.
    Bem interessante isso!!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na teoria você usa todas as cores, mas há tonalidades que te favorecem mais

      Excluir
  8. Que post informativo! Eu não sabia e gostei muito de saber sobre.

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom para aprender melhor a comprar aquilo que te cai bem

      Excluir

Deixe seu comentário, e obrigada!

não delete

Nome

E-mail *

Mensagem *