Aprenda o real motivo de querer emagrecer

by - sexta-feira, julho 27, 2018

Oi gente! O post de hoje está sendo pensado e repensado tem uns meses, e resolvi dizer a vocês o que estou fazendo e por quê estou fazendo para conseguir emagrecer, mesmo já sendo magra.
Não quero que o post seja polêmico, mas sim, explicar o motivo de eu ter optado por esta mudança na minha vida, já que quando mostro que estou treinando sempre ouço: - mas, você já é magra!
Tapete Yoga Mat fechado, pronto para transportar | (Imagem acervo pessoal)

Sou magra e tenho gordura localizada

Ser magro é muito relativo, já que o peso da balança soma tudo o que temos: ossos, massa visceral, gordura, músculo e dependendo do local em que nos pesamos e horário, nossa roupa e demais refeições. Ou seja, o peso que a balança mostra, nem sempre é sinônimo de um corpo bonito, mesmo que ele esteja dentro do tal do IMC.

Eu parei de fazer academia em 2013 porque sentia dores que ninguém descobria o que eram, até operar em abril de 2015 de uma hérnia inguinal não desenvolvida. Nesse intervalo de tempo eu tentava caminhar, mas não mantinha a mesma rotina e fui ganhando peso, mas não sentia diferença nas roupas, então meio que ia deixando de lado.
Fazendo pose de prancha | (Imagem acervo pessoal)
Até que comecei a notar em 2016 que qualquer excesso que eu fazia como uma pizza ou hambúrguer me fazia reter líquidos e eu levava até duas semanas para estabilizar o peso, e fui atrás de uma nutróloga, já pesando 2,5 quilos a mais de quando tinha parado a academia. Só que o problema do metabolismo era: eu estava sedentária demais, e mesmo magra, olhava para meu corpo e via que já não era mais o mesmo.
Até que em 2017 eu estava com 8 calças e apenas 2 entravam, então resolvi que era hora de mudar de vez. Que a gordura já tava tão localizada que era fácil de notar, e eu estava infeliz.

Porém, não existe exercício físico ou dieta específicos para perder gordura apenas em uma parte do corpo, para isso é preciso emagrecer o corpo todo, e isso me fez pensar em sair do sedentarismo de vez.

Como você acumula gordura

Neste processo aprendi que as pessoas acumulam gordura de forma diferente, assim como o formato do corpo (ampulheta, triângulo invertido, triângulo, quadrado ou circular) influencia na moda, isso também diz muito sobre como é sua estrutura física.
Usando caneleiras para fortificar as pernas | (Imagem acervo pessoal)
Na minha família por parte oriental, a maioria engorda nos braços, depois barriga e quadril, mas eu puxei a parte ocidental do meu pai e todo meu excesso vai para quadril e pernas - comprovado também pelo exame de bioimpedância feito na nutróloga.

É fundamental que você conheça seu tipo de corpo, pelo menos onde você costuma acumular a gordura, para focar mais nos exercícios. E detalhe, geralmente onde acumulamos mais é o último lugar em que emagrecemos. Fuén.

Mova-se!

Eu não queria ficar dependente de sair de casa e pagar academia, pilates, ou qualquer atividade física pelo resto da vida para emagrecer e me manter em forma. Li em vários lugares que o importante para abandonar o sedentarismo, inclusive pela OMS, é mover-se pelo menos 30 minutos ao dia.

Por isso, optei por fazer exercícios funcionais e HIIT (treino intervalado de alta intensidade) dentro de casa TODOS OS DIAS, por pelo menos 15 minutos, além de sair de casa com o cachorro, ou simplesmente andar pelo quarteirão.

Usando a faixa para exercícios com braços e pernas | (Imagem acervo pessoal)
Lentamente voltei a pesar o que estava pesando em maio/ junho de 2017 em 4 meses, e já visto as 8 calças novamente. Mas, para que elas deixem de pegar onde me incomoda, sei que tenho mais um caminho pela frente, além de me alimentar melhor, não posso mais parar de me mexer.

Uma dica que vejo muito é o povo investindo em marmita fitness, que traz os alimentos que você precisa na medida certa e sem que você fique presa na cozinha. É uma boa forma de começar a se regrar no dia a dia.

Aplicativo Boa Forma 30 dias

Para me ajudar eu instalei o aplicativo Boa Forma 30 dias, e ele é ótimo porque o nível iniciante começa com 2 ou 3 minutos, até que no último dia você consegue fazer quase 20 minutos por treino.
Logo do Boa Forma 30 dias gratuito | (Imagem reprodução)
Tenho que confessar que é difícil manter o foco, instalei no fim de 2016 e recomecei algumas vezes os treinos, cheguei a fazer pilates junto em 2017 para potencializar. Depois que você pega o ritmo e vê que está diminuindo medidas, a força de vontade aumenta, ainda mais quando vê que não precisa realmente fazer academia para perder peso.

Aqui estão algumas telas do aplicativo, que tem versão gratuita e paga na Play Store e Apple Store:
Imagens de treino abdominal Boa forma 30 dias com propagandas | (Imagem de reprodução do app)
Os desenhos mostram como fazer os movimentos, a quantidade de repetições, e ele conta o tempo que você leva para executá-los. Caso tenha dúvidas, há como ver vídeos no Youtube explicando como é o exercício, o acho bem completo e terminei já os 6 meses para abdômen, e estou chegando ao fim de glúteos e pernas.

Eu também uso: colchonete, peso nas canelas e faixa elástica para fazer exercícios com o braço, utilizando a força do corpo - aprendi no pilates.

Decathlon

Em maio a assessoria da Decathlon me convidou para conhecer a nova unidade na avenida Paulista, mostrei AQUI. E como agradecimento eles me enviaram um press kit com o colchonete Domyos da Yoga Mat Club, que estou usando nas fotos, e a Toning Band (faixa elástica) nível médio também da Domyos - marca do grupo.
Na Decathlon eles dizem que o importante é mexer-se, por isso tem equipamento para quem faz exercício dentro e fora de casa, e para qualquer pessoa que deseja estar saudável.
Para quem quiser comprar o tapete ele está R$129,90 no site ou nas lojas físicas, e a faixa precisa saber o nível, a média está por R$29,99 também no site ou nas lojas físicas.

Conclusão

Eu faço minhas caminhadas e exercícios de fortalecimento muscular todos os dias, nem sempre consigo fazer os dois, mas notei que minha resistência física melhorou e as roupas começaram a servir melhor. Minha meta ainda tem um caminho pela frente, mas isso é cada pessoa que define.
O principal é: seu motivo para emagrecer tem que ser ficar saudável, longe de sedentarismo e doenças. Já o tipo de corpo que deseja ter, as medidas que quer alcançar é muito de cada um, estipule pequenas metas e valorize suas conquistas, passo por passo.
A gente come um monte em meses e não se mexe e isso reflete no corpo, para emagrecer temos que nos movimentar mais e comer menos, por um monte de meses também.
Procurem um nutrólogo para ajudar na dieta e na saúde, e antes de fazer exercícios em casa sempre façam alongamentos e se aqueçam, para evitar lesões.

No próximo post eu mostro como estou cuidando da minha alimentação.

Gostaram? Querem sabe detalhes de alguma coisa? 
Comentem!

Talvez você goste!

30 comentários

  1. Wow! I admire your determination
    to get fit and healthy.

    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua dica. Eu tenho feito caminhada diária e já sinto a diferença na minha barriga
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, só de nos mexermos o corpo parece que fica feliz!

      Excluir
  3. Vân, que post maravilhoso! Amei a dica desse app!
    Eu fazia academia, mas parei depois de lesionar o pé e ficar alguns meses afastada. Mas eu odeeeio esse ambiente kkkkkkkkk. Fazer em casa é infinitamente melhor, por isso, vou testar o app!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, porque não importa o tempo fora, você o tempo que pode e na energia que tem :D

      Excluir
  4. Amei seu post, Vânia. Engordei muito depois que casei e as diferenças foram nítidas, não dormia bem, qualquer coisa me fadiga. Então, emagreci. Mas, mesmo perdendo peso percebi o quanto tenho gorduras acumuladas em algumas partes do corpo. Preciso começar a me exercitar, tanto para me ajudar com isso, quanto para me ajudar na resistencia física.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem que se mexer todos os dias, e começar aos poucos, não precisa ser 30 min corridos, contanto que você se mexa, ao menos, 30 minutos.

      Excluir
  5. Que post incrível, tenho certeza que vai ajudar muito quem tem o mesmo tipo de corpo e metabolismo que você!

    www.nossomosmoda.com

    ResponderExcluir
  6. Que post excelente adorei e achei super útil.
    Isso acontece com todos nos se não nos mexermos, preciso começar a focar mais nas caminhas e exercícios em casa também.
    Beijos
    www.janamakesesmaltesecia.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pior que quando ficamos mais velhas é pior se o metabolismo não estiver funcionando bem

      Excluir
  7. adorei esse post! eu fiz yoga por algum tempo e quero muito voltar, tbm gosto de caminhar, nos movermos é msm mt importante pra nossa saude fisica e mental

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz yoga na faculdade, mas gostei mais do Pilates, podia ser só uma modalidade mais barata.

      Excluir
  8. Gostei muito de saber um pouco o seu relato. Eu fazia academia e me sentia disposta o dia inteiro, é mais do que emagrecer é saúde. Estou tentando me animar a voltar, sei o quanto preciso. De apps eu gosto do health da samsung e do Pump Up.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar por esses, já que estou quase acabando os treinos do Boa Forma :D

      Excluir
  9. This was the post that I just needed! I have always been an active person but have hit a rut these days and needed some motivation! Also needed some ideas, apps to help me not fall out of my fitness journey! Thanks for sharing! :)
    Hope you're having an amazing week!
    Ankita | Real Girl Talks
    http://realgirltalks.com/
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks Ankita! It's commom to give up one day or another, but if you decide to keep going on, no matter what, your body will feel the diference!

      Excluir
  10. Estou precisando muito voltar a ter foco assim, me exercitar... ultimamente ando bem relaxada.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu estou na mesma que você, acredita? Preciso perder a gordura localizada, quando eu estava andando 3x na semana por 40min e estava de dieta me fez super bem! Adorei a dica do app.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que tem dias que não dá para sair de casa né? Eu mesma caminho sempre que posso, mas a vontade era correr.

      Excluir
  12. Eu engordei depois de ter meus filhos... e mexe tanto com o corpo da gente que é muito difícil perder peso e manter. Difícil né?
    Eu acho que, sempre, o mais importante é a gente se sentir bem. Não importa se você está no seu peso certo ou acima dele! ;)
    Amei o post!
    Jake
    Blog Jake Badulake

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tive essa experiência de ser mãe, mas tenho consciência de que o corpo muda mesmo. Mas, se eu seguir me exercitando sempre, espero que não fique tão difícil depois.

      Excluir
  13. Adorei a dica de aplicativo, ajuda demais

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa Van, parabéns por sua determinação.
    Por diversas vezes comecei fazer algo em casa e nunca consegui dar continuidade.
    Adorei o post!
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tem dias que não consigo, mas o importante é recomeçar, porque você não perde todo seu esforço se parar um dia ou outro.

      Excluir
  15. Love this! Easy way to follow and to really improve your physical body.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, e obrigada!

não delete

Nome

E-mail *

Mensagem *