Como você fecha a sua roupa?

by - quarta-feira, outubro 19, 2011

Estava fazendo a minha leitura diária de blogs de moda e li um post muito legal no Sanduíche de Algodão (Helô Gomes), em que ela conta a história do Zíper, (super combina com o blog aqui né?), e fala sobre os tipos de zíper que devem ser usados para cada tecido. Coloco o link no fim do post que é para vocês terminarem de ler o meu, hehe. Como achei isso fantástico parei para pensar nos diferentes tipos que a gente usa para fechar nossas roupas, por isso decidi escrever sobre isso, já que muitas vezes a gente não liga, mas faz toda a diferença na hora de combinar até com os acessórios.

Botões: surgidos na França lá pelo século XIII (bem antigo) os botões eram primeiro uma forma de enfeitar as roupas, só nos séculos XV e XVI é que eles ganharam uma indústria de fato e eram fabricados em vários tamanhos e materiais, mas ainda assim na função de enfeite. No século XVII os franceses decidiram inovar fazendo botões de pano e que realmente tivessem alguma função, como fechar as roupas. Mas foi somente no século XIX que eles começaram a serem usados, em metal, para compor o feixe de uniformes e roupas comuns.
1.Botões diversos 2. blusa com fechamento em botões

Velcro: inventado pelo suíço Georges de Mestral o velcro consiste em um sistema de fechamento reversível em que uma das partes é formada por ganchinhos que prende a outra parte felpuda. O nome VELCRO é de uma empresa americana e surgiu da união da palavra veludo (velours- francês) e gancho (crochet-francês).
1.Sapato com feixe em velcro 2. Estrutura do velcro

Colchetes: são duas peças de metal que realmente parecem colchetes e que se encaixam uma na outra para fechar roupas mais delicadas como vestidos de festa e alguns corpetes.
1.Colchetes abertos 2.Corpete com fechamento em colchetes.

E o zíper vocês podem ler mais no link abaixo da Helô, que é bem interessante também. O que a gente precisa prestar atenção na hora de comprar uma roupa é se o feixe usado para fechá-la é o correto, porque tenho umas que o zíper quando ficar fechado faz uma espécie de ‘montanha’ bem no meio da barriga e deforma a silhueta, o que não pode, por isso é que sou obrigada a usá-la sempre aberta. O velcro é bom porque ele acaba sumindo no acabamento da roupa, mas é preciso tomar cuidado para não acumular bolinhas de tecido na parte felpuda, senão ele não fecha bem. E para quem ama usar roupas com botões é bom prestar atenção no tipo de material e cor que eles são feitos, para que você consiga combiná-los com acessórios certos.
Link para o post Zíper certo, Sanduíche de Algodão.

Talvez você goste!

1 comentários

  1. Os botões, ziper e velcros, não servem só pra fechar, como tb pra enfeitar!!! Amo!!!

    Querida, vem participar do sorteio em meu blog:

    Baseado na máxima que todas nós somos barbies, estou realizando um sorteio no meu blog com o intuito de reavivar o nosso sonho de infância em ser linda por dentro e por fora:
    http://barbies2sanrio.blogspot.com/

    bjs,
    barbie.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, e obrigada!

não delete

Nome

E-mail *

Mensagem *