Olá! O post de hoje é para falar um pouco do meu dia a dia e como tem sido minhas rotina estes últimos dois meses, que também está influenciando nas postagens aqui do blog.
Para quem não sabe eu trabalho com textos sendo autônoma desde 2014, e uma vida de trabalhos esporádicos é instável, numa hora tenho serviço com prazos bem curtos, e em outras não tenho serviço algum. Desde 2016 quero voltar a ter um emprego fixo, mas com a crise as coisas ficaram piores, então continuei em busca de jobs para pagar minhas contas.
O que acontece é que trabalhar com textos exige criatividade, e quando termino o job nem sempre dá tempo ou me sobra energia para atualizar o blog, porque eu gosto de posts bem feitos e isso exige muito.
Então, como faço home office, vim dar as dicas que me ajudaram a tentar me organizar melhor desde o começo de outubro.
Priorize
O blog não me dá dinheiro o suficiente, então como os jobs de textos são meu ganha pão eu comecei a priorizar escrever os textos que tenho que entregar e que me pagam, do que focar apenas no blog. Essa decisão tirou um peso das minhas costas, mesmo com tristeza de me dedicar menos tive que fazer esta escolha para ter um tempo livre e poder me dedicar a outros afazeres, incluindo descansar.
Priorize as demandas e organize os prazos | (Imagem Zulily via Pinterest) |
Dentro disto a organização é fundamental, tive que estabelecer um horário de trabalho (10hs-17hs) e avisar as pessoas que moram comigo sobre meus prazos e demandas, assim, tenho o respeito que preciso dentro de casa para realizar meu trabalho com tranquilidade.
Separe um espaço funcional
Aqui em casa o desktop com a monitor maior fica no quarto da minha irmã, onde também tem o ponto da internet principal. O monitor, CPU e a impressora ficam juntos numa escrivaninha antiga que era da minha mãe. Eu organizei as gavetas como quando eu trabalhava em empresa, numa tenho artigos de escritório e papelaria, com canetas, lápis, marca texto, papel sulfite e post it. Na outra, os cabos que uso para transferir arquivos do HD externo e celular.
Organize suas gavetas, tenha um espaço funcional | (Imagem @designcoza via Pinterest) |
Por que isso fez a diferença? Porque assim vejo o local mais profissional e não preciso sair da mesa para ir atrás de caneta ou papel quando tenho que anotar algo importante, assim como numa empresa ou escritório.
Crie um ambiente de trabalho
Esta etapa eu ainda preciso criar melhor, mas é basicamente fazer com que a sua mesa transmita a seriedade do trabalho, você deve sentar-se nela e ver que aqui é a hora de levar o que está fazendo a sério porque é de onde sai o seu sustento.
Quero colocar um calendário com compromissos, um relógio de parede e mudar a cadeira em que eu sento, e até pôr um apoio de pés, pode parecer bizarro mas a postura que ficamos na maior parte do dia influencia muito nossa saúde.
Vista-se confortável, mas tire o pijama
Esta é a dica mais difícil de seguir, ainda mais em dias mais frios. Porém, faz toda a diferença, isso te deixa preparada para atender o carteiro, sair para o banco se for preciso, ir direto para um compromisso. Não precisa de maquiagem em casa (a não ser que esteja testando um produto), mas estar com uma roupa que te permita sair faz o corpo parecer mais atento e disposto.
Look mais confortável com calça leve | (Imagem via Pinterest Tudo Oma) |
O chinelo eu uso em casa mesmo, tanto porque é fácil colocar outro calçado quando for sair. Mas, estou tentando usar mais roupas comuns e deixar a camisola e a calça de moletom um pouco de lado.
Vestido confortável blusa e tênis | (Imagem via Pinterest) |
E vocês? Quem mais trabalha em casa? Tem mais alguma dica para me ajudar? Espero que tenham gostado do post e que entendam minhas lacunas de frequência, se eu ver que não consigo mais postar de segunda a sexta, volto para três posts por semana. Aproveitem e sigam o @vsusaki no Instagram e Twitter, deem aquela forcinha para eu chegar logo aos mil seguidores.