Tradições da cultura japonesa para o fim de ano

by - segunda-feira, dezembro 27, 2021

 Como vocês sabem sou descendente de japoneses e tenho bastante orgulho disso, por isso, sempre que posso, comento algo da cultura que possa ajudar outras pessoas, ou que seja interessante para vocês! E como estamos na reta final de 2021, vim mostrar algumas tradições de fim de ano japonesas que se pode tentar por aqui também, inovar né?

A passagem de um ano para o outro no Japão é conhecida como "Oshougatsu", e é muito importante pois acredita-se ser um período para renovar as energias e recomeçar. Muitos templos e santuários fazem festivais e recebem visitantes de todo país pedindo por saúde, prosperidade e sorte nos estudos, trabalho e amor, sendo comemorado do dia 31 de dezembro até dia 3 de janeiro.

 

Osechi Ryori - ou marmita de ano novo | (Imagem Shutterstock)

Recebi um release muito bacana da JNTO (Organização Nacional do Turismo Japonês) que compara os costumes japoneses com alguns brasileiros, vamos ver?

1. Bonenkai(忘年会) ou a nossa “Festa da Firma” é uma confraternização bastante comum entre grupos de colegas de trabalho ou entre amigos. Seu nome, traduzido ao pé da letra significa algo como “festa para esquecer o ano”. É realizada em grande parte dos escritórios e corporações, geralmente nos dias que antecedem o recesso do final de ano.  


2. Oshogatsu-kazari (お正月飾り)
Guirlanda japonesa? Na terra do Sol Nascente também se enfeitam as casas para a passagem de ano e as decorações são conhecidas como oshogatsu-kazari. Um arranjo bastante comum a decorar as residências neste período é o Kado Matsu(門松) feito de bambu (para prosperidade) e ramos de pinheiro (simbolizando longevidade).


3. Joya no kane (除夜の鐘), bate o sino … Joya no kane ou em tradução livre “sinos do ano-novo”  marcam as 108 badaladas do ritual com o qual se recebe o ano novo nos templos budistas, quando os templos fazem ressoar na noite do dia 31 em contagem regressiva para afastar más energias.


A última badalada acontece exatamente à meia noite e marca a virada do ano e a purificação dos homens. Já nos templos xintoístas, um ritual tradicional é o Saitan-sai, realizado na madrugada de 1º de janeiro, com orações pelas bênçãos para o ano novo.


4. Osechi Ryori (おせち料理)é uma tradição também repleta de significados, como o cardápio da nossa ceia de Ano Novo. Comer lentilhas e romãs para atrair prosperidade e preferir a carne de porco porque ele “fuça para frente” às aves já que “ciscam para trás” são alguns dos costumes que associam o consumo de certos alimentos à boa sorte ou boa-fortuna.


No Japão, este hábito se traduz no Osechi Ryori, conjunto de pequenos pratos tradicionais servidos em belas caixas de “marmita” decoradas em laca de três ou quatro camadas chamadas jubako e teve seu início estimado na Era Heian (perído entre 794 e 1185).


Partilhada com todos os familiares e amigos, cada item da Jubako simboliza um desejo particular para o próximo ano. O camarão (Ebi), por exemplo, traz longevidade pois sua forma lembra as costas “curvadas” dos anciões. Para saúde, kuromame feijão preto, pois essa cor espanta maus espíritos e “mame” (grão ou feijão) significava originalmente saúde.


5. Oosouji (大掃除) ou, “a grande faxina” em tradução livre talvez não tenha uma correspondência óbvia nas tradições de final de ano aqui para o Brasil mas, depois de um período tão conturbado como foi 2021, ela pode ser muito bem vinda!


Os japoneses acreditam que levar bagagem desnecessária para um novo ano dá azar. O hábito tem seu valor prático (especialmente em tempos de protocolos sanitários revistos como os de hoje em dia) mas também carrega sábia simbologia. A limpeza de seu local de trabalho e sua casa ajuda a dar fim à desordem, endereçar negócios inacabados e repensar pensamentos não-construtivos. Assim, este ritual anual não é apenas um esfregar do espaço que ocupamos, mas é uma ritual de recomeço pautado pela limpeza, afastando maus espíritos e revitalizando energias.


Seja no Japão ou no Brasil, cada família tem sua própria tradição e costumes antigos, passados de geração em geração. O que não muda é o desejo de renovação que se faz presente neste período. 

Feliz Ano Novo a todos!

Talvez você goste!

2 comentários

  1. Olá, Van!
    Adoro a cultura japonesa e achei bem interessante conhecer essas tradições.
    Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.
    Big Beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber um pouco mais das tradições japonesas de final do ano. A grande faxina, eu super concordo. Porém a minha acabou ficando para esse ano mesmo. Aqui a gente faz várias confraternizações também, eu gosto desse período.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Canal no Youtube - Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Me Acompanhe também no Pinterest

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, e obrigada!

não delete

Nome

E-mail *

Mensagem *