Inverno: mantenha o rosto hidratado

by - segunda-feira, julho 06, 2020

Sem dúvida nenhuma a pele do rosto é uma das que mais sofre com as alterações do tempo, assim como é a primeira a criar linhas de expressão e rugas com o passar da idade e falta de hidratação.

Mas, você sabe qual o melhor creme para seu tipo de pele, idade e o tipo de tratamento que pode ajudar a melhorar seu aspecto? O pessoal do blog Escolha Beleza deu algumas dicas e eu compartilho por aqui!

Por que usar creme para o rosto?

É importante definir primeiro o que você está buscando, mais firmeza, melhorar a aparência de linhas de expressão, acabar com algumas manchinhas, e etc. Às vezes, é preciso até combinar tipos diferentes, em uma rotina de manhã ou noturna.

O ideal é conversar com um dermatologista para descobrir se a pele é normal, mista, seca ou oleosa, isso ajudará a definir até a textura do cosmético, que pode ser cremoso ou com base de água, similar a um gel, e mais leve, indicado para peles oleosas, ou em dias mais quentes, por exemplo.



Um dos erros mais comuns é achar que o creme para o rosto pode ser o mesmo usado no corpo, mas embora a pele seja uma só, a exposição que nosso rosto passa é diferente das outras partes do corpo, por isso é sempre bom escolher um cosmético específico para esta área. 

No inverno do Brasil, que costuma ser frio e seco, é sempre recomendado beber mais água, e manter o ambiente umedecido até com uma bacia de água, ou toalha úmida. Como a pele do rosto é mais sensível, o hidratante tem que ser bom o suficiente para manter a pele do rosto hidratada durante o dia, e antes de dormir, depois de limpar a pele, passar outro que ajude a manter a hidratação à noite.

Vantagens de usar o hidratante correto

Quando começamos a hidratar a pele, o uso prolongado traz benefícios para as camadas mais profundas, ajudando na manutenção e na criação de células mais fortes e hidratadas, como é o benefício de cremes que contenham as vitaminas C ou E, e ácidos como o hialurônico.

Já outros benefícios, dependendo de sua necessidade, é atrasar ou amenizar o surgimento de rugas, manter a firmeza e elasticidade da pele, combater manchas e proteger do sol.


O ideal é lavar o rosto ao acordar e antes de dormir, e usar diferentes hidratantes nos diferentes períodos. Nossa pele costuma se regenerar entre às 22 horas e 4 horas da manhã, por isso o uso de tratamentos para rejuvenescer, por exemplo, são mais ativos durante a noite. Já para evitar que a pele sofra com vento, tempo seco e poluição, usar um bom hidratante com proteção solar e até contra poluição é indicado mais durante o dia.

Alguns produtos até indicam na embalagem a idade específica de seu tratamento, e outros podem ser manipulados de acordo com o que seu dermatologista achar que seu rosto necessita. O importante é manter a pele hidratada sempre, e ajudá-la a manter-se saudável.

Para ajudar a absorver melhor os benefícios, esfolie as células mortas ao menos uma vez na semana, e beba sempre bastante água!

Quais cremes vocês costumam usar? Estão tomando mais cuidado nesse inverno? Comentem!


Talvez você goste!

10 comentários

  1. Eu sempre uso creminhos no rosto, independente da estação do ano, mas no inverno temos que redobrar os cuidados né?
    E caramba não sabia que a nossa pele costuma se regenerar entre às 22 horas e 4 horas da manhã... novidade pra mim!
    Adorei as dicas :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi esta informação de regenerar no livro de beleza de uma esteticista que se formou em Nova York!

      Excluir
  2. Eu não moro onde faz inverno, mas sempre estou cuidando constantemente do meu rosto. Eu costumo usar um creme noturno da nívea que comprei recentemente, estou gostando. Sempre lavo bem o rosto ao menos duas vezes ao dia e gosto bastante de esfoliar.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não imagino como não é ter frio, mas quando tem muito calor também, resseca do mesmo jeito.

      Excluir
  3. Ai, eu preciso cuidar melhor da minha pele. Eu sou dessas que cuido por um tempo, toda empolgada e depois largo sabe.. Porém, já passei dos 30, não poderia mais dar essas mancadas..kkk

    Bjukas!
    SengoGigi ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que se tornar um hábito Gigi! Depois de duas semanas fazendo todos os dias, você pega o jeito!

      Excluir
  4. Van,
    Comecei a usar cremes diurno e noturno da Cicatricure que prometem reduzir as rugas em até 6 semanas.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  5. Amei o artigo de hoje, sempre estou aqui visitando e lendo seus posts...

    Meu Blog: Antonella e Trimania

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, e obrigada!

não delete

Nome

E-mail *

Mensagem *