Rotina de aparelho na vida adulta - parte 1

by - quarta-feira, fevereiro 13, 2019

Olá! Finalmente vim escrever sobre minha rotina com aparelho fixo, para quem me acompanha no Instagram (@vsusaki) eu fiz uma enquete no stories perguntando se vocês queriam saber tudo desde o começo, ou que eu esperasse colocar a parte inferior, e 90% quis saber já!
Capa dos posts da rotina | (Desenho da imagem Kerr Dental Pinterest)
Logo, pedido dos leitores é ordem né? Fotografei os dois primeiros meses e vim mostrar as diferenças e dizer minhas primeiras impressões.
Vou tentar atualizar os posts a cada 3 meses para ver melhor a evolução, porque eu mesma no dia a dia sempre acho que mudou nada, até hoje juntar as fotos e visualizar, parece milagre.

Tipo de aparelho: fixo Damon

Antes de começar a escrever, vou mostrar uma foto dos meus dentes em maio de 2018, ou seja, bem antes de eu colocar o aparelho. Eu não tinha os dentes muito tortos, mas eles não eram retos, faço isso porque muita gente me vê de aparelho e diz: - Mas, nossa, você não precisava. E agora vocês vão poder observar:

Sorriso antes do aparelho | (Imagem acervo pessoal)
Meus dentes incisivos centrais estavam jogados para o lado, enquanto cada incisivo lateral tava tortinho, inclusive na foto o da direita (que na vida real é o esquerdo porque a foto inverte a posição da imagem) tá até mais virado. Repararam? Então, vamos lá!

Primeiro, eu não resolvi usar aparelho apenas por estética, embora meus dentes fossem tortinhos, dava tranquilamente para seguir com esse sorriso na vida. Porém, outros problemas começaram a surgir por conta da mordida errada, que deixava os dentes cada vez mais tortos e me deixava com retração da gengiva, o que me fez começar a usar pasta para sensibilidade. Claro que tem mais problemas estruturais que só a dentista poderia explicar melhor, mas o mais importante é dizer que eu escolhi o aparelho que ajudasse a consertar a boca como um todo, e não apenas alinhar os dentes para sorrir mais bonito.

Eu também usei aparelho móvel quando era adolescente, por isso meus dentes não eram feios, consertei bastante coisa quando mais jovem, mas a boca não para de mexer e eu não usava o aparelho 24hs como deveria, o que  atrasava o processo. Um dos motivos de optar pelo aparelho fixo, é que teria que usar na marra.

Juntando os dois motivos, chegamos ao Damon, um tipo de aparelho ortodôntico fixo que é 50% mais rápido que os comuns e que conserta os problemas estruturais que eu tenho. A previsão do aparelho é de um ano a um ano e meio - justamente porque a parte estrutural demora mais. A decisão deve ser tomada junto com seu dentista, para saber o que vai caber dentro do seu bolso, que resolverá seus problemas e vai se adequar a seu estilo de vida. 
Claro que se eu pudesse usaria o Invisalign, as plaquinhas transparentes, mas além de serem móveis e eu não ter a disciplina necessária, é um método muito mais caro, e que não conserta todos meus problemas.

Damon com braquetes de cerâmica

A minha dentista é também minha prima, e ela sabe que por conta do blog e das redes sociais, a estética conta mais alto, ainda mais em fotos e maquiagem. Por isso, escolhemos os braquetes transparentes de cerâmica, que nas fotos são quase que imperceptíveis - o que dificultou eu conseguir tirar as selfies e mostrar a vocês neste post.

É o modelo de braquete mais caro do Damon System, mas eu achei que valeu muito a pena. O preço eu não posso nem dizer porque eu não pago preço de paciente comum, já que sou da família, mas apenas o aparelho em si custa em torno de R$3000, mais o preço de cada manutenção. Daí as parcelas vocês podem ver com cada profissional.

Primeiro dia com aparelho | (Imagem de acervo pessoal)
Na foto vocês só conseguem ver o fio, certo? E era esse o intuito, ele ser bem discreto. Essa é a primeira imagem assim que saí da cadeira do consultório, o fio ainda estava torto, e meus dentes também.

O Damon System não usa as borrachinhas do fixo padrão, o fio é autoligado pelos braquetes, permitindo uma melhor movimentação dos dentes, que também ajuda a sentir menos dor. A higienização também é mais fácil, e a troca dos arcos é de menor tempo, diminuindo as consultas de manutenção. 

Primeiras impressões

Eu olho para meus dentes todos os dias, tanto porque levo cerca de 10 minutos para: passar o fio dental, passar a escovinha e escovar normal. E ainda assim, não percebo uma diferença clara em 2 meses e meio de uso, até fazer este comparativo para vocês:

Evolução com 2 meses de uso | (Imagens de acervo pessoal)
Meu celular é uma porcaria na hora de focar com a câmera frontal, e os braquetes invisíveis não ajudam muito para aparecer na foto, mas, entre a primeira foto e a última, até quem não é dentista pode ver a diferença! Rs.

Notei que:

- O arco ficou reto em pouco menos de uma semana de uso;
- Meu lábio superior desceu um pouco mais para se adaptar ao volume do aparelho;
- Os dentes incisivos centrais já não estão tombando para o lado, e os incisivos laterais estão aparecendo melhor e desvirando;
- Meus dentes inferiores também começaram a aparecer mais;
- Há vãos entre os dentes, o que mostra que está abrindo espaço para eles se movimentarem.

Ou seja, eu achei que ia ser um martírio usar aparelho fixo na vida adulta, mas quando vejo os resultados mais rápidos eu fico muito mais feliz. Eu ainda sinto vergonha de rir e falar, mas na maior parte do tempo eu esqueço que eles estão aqui e falo e ajo normal.
Tive que reaprender a mastigar, jogando tudo para os dentes traseiros, além de evitar comida com textura mais dura. Já em relação a café e refrigerante eu sigo bebendo normal, e não notei que o braquete ficou amarelado.

Gostaram do primeiro relato? Mais de noite vou criar um destaque mostrando como eu limpo os dentes lá nos stories, assim ajuda a tirar mais dúvidas de quem tem vontade de usar.
Se você mora em São Paulo e quer fazer uma avaliação para saber se pode usar aparelho e qual tipo seria o melhor, o contato da minha dentista é: Silvia Susaki, telefone: 5062-5969, a clínica fica perto do metrô Alto do Ipiranga.

Até sexta!

Talvez você goste!

27 comentários

  1. Já usei aparelho e devo ter que colocar de novo, até que gostava nunca tive grandes problemas e quando lembro do antes, faz valer a pena

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso de colocar de novo muitas pessoas vieram me falar, ainda mais quem usou na adolescência

      Excluir
  2. adorei esse post! aparelho nao é só coisa de adolescente nem de estetica, curti mt que vc tenha compartilhado essa experiencia por aqui

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu gosto de fazer posts úteis, de repente tem gente querendo colocar e tem dúvidas que lendo o post pode ajudar a tomar uma boa decisão

      Excluir
  3. Você vai sentir a diferença quando encerrar o seu tratamento.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu já vi agora, no final então hahaha vou ficar sorrindo de boba

      Excluir
  4. Respostas
    1. Ai nem me fale! Mas, a gente aprende a comer melhor eu acho

      Excluir
  5. Acredita que quando criança, sempre quis usar aparelho? Kkkkkkkkk.
    A diferença é nítida mesmo, Vân, mesmo com pouco tempo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usava o móvel e tinha vergonha porque falava tudo enrolado, se tivesse usado certinho, nem precisava colocar agora. Daí quis o fixo porque não tem como tirar mesmo

      Excluir
  6. Acho bem bacana esses aparelhos que praticamente nem dá pra ver que a pessoa usa.
    Acho bem mais bonito que aqueles coloridos etc...
    E que bom que está tendo um bom resultado, vai ficar mais linda ainda :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quis o mais discreto que tivesse, nas fotos ele realmente some, e isso me deixa mais segura. Quando tirar vou fazer muuuuuitas fotos hahaha

      Excluir
  7. Nossa eu usei por 10 anos. Gostei de conhecer este Damon, muito legal saber que ele leva menos tempo.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 10 anos??? Nossa, vou reparar mais no seu sorriso agora hahaha

      Excluir
  8. Misericórdia, eu só me recordo dos mais de quatro anos usando o meu porque meus dentes eram zoadíssimos. E tô até hoje sofrendo na mão de dentista (agora minha saga é extrair os sisos).
    Mas realmente, se fosse por estética tu não necessitaria. Mas usar aparelho vai bem além de estética, né?!
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tirei meus 4 sisos, 2 de cada vez. A recuperação é ruim, mas se não tirar pode comprometer outros dentes.
      Sim, meus dentes não eram feios, mas fui ver foto de 10 anos atrás, eles eram menos tortos

      Excluir
  9. Nossa, já usei aparelho por oito anos, sério. Não sinto saudade nenhuma, rs. Mas é super importante mesmo usar!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente tô pasma com a quantidade de tempo que vocês usaram aparelho, e eu reclamando de talvez chegar em 2 anos hahaha

      Excluir
  10. Usei aparelho durante 3 anos, o primeiro mês foi super complicado pois foi o de habituação.

    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quando durmo nem sinto que estou de aparelho, mas sorrir de boca fechada é algo que não consigo mais fazer sem ficar com a boca torta

      Excluir
  11. I would love to get my top front teeth more straight. Your smile looks lovely!

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  12. Eu usei aparelho fixo normal, mas depois de adulta, coloquei com 21 anos e muita gente tem curiosidade, eu mesma tinha e não encontrava relatos como esse, só de criança ou adolescente.

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia cada vez mais adultos estão consertando os dentes, ainda mais aqueles que não tiveram oportunidade quando eram mais jovens. Acho que também na vida adulta somos mais responsáveis com a limpeza e o valor do tratamento, principalmente porque sai do nosso bolso

      Excluir
  13. Eu usei aparelho por 3 anos porque tinha dentes demais na boca. Simplesmente meus lábios não fechavam! rsrs...
    Não gostava de usar, mas valeu super a pena o resultado.
    Gostei de conhecer sua rotina.
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fechavam com ou sem aparelho? Eu sinto isso com o aparelho, é díficil sorrir de boca fechada

      Excluir
  14. Adorei esse post.
    Eu me sinto uma adolescente tendo que usar aparelho rsrs legal ver um relato de um adulto, e acompanhar a evolução!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, e obrigada!

não delete

Nome

E-mail *

Mensagem *