3 lições que aprendi com Marie Kondo no Netflix

by - sexta-feira, janeiro 18, 2019

Olá! Quem estava me acompanhando nos stories (@vsusaki) viu que comecei a botar em prática neste começo de ano as 5 etapas de organização apresentadas pela Marie Kondo em seu livro "A mágica da arrumação" e também pela série do Netflix traduzida como "Ordem na Casa" com 6 capítulos.

Já li parte do livro dela, mas acabei deixando de lado por falta de iniciativa, já que ela conta um pouco de sua história com a arrumação e como criou o método que utiliza e eu me perdi nesse meio. Senti que com a série eu pude ver a diferença que a organização correta fez na casa das pessoas, e como elas viram aquilo que têm e a quantidade do que realmente precisam, trazendo em mim, mais força de vontade para mudar.

Marie Kondo no Netflix | (Imagem de reprodução/ divulgação)
Ainda estou na terceira categoria que é Livros - e cheia de sacolas para doação -, mas pretendo ir até o fim desta vez, e no meio deste processo, aprendi três grandes lições que vim compartilhar com vocês hoje para convencer a assistir o programa ou ler o livro e mudar sua vida.

Lição um: a ordem da arrumação faz a diferença

Eu sempre fui uma pessoa organizada, geralmente sabendo onde estão a maioria das minhas coisas, mas assim como todo mundo, arrumava meus itens pelos cômodos e acaba esquecendo o que tinha por não acessá-las sempre, e por fim, acumulando e perdendo espaço para guardar aquilo que realmente importa.

Quando vi o roteiro de arrumação proposto pelo método KonMarie, vi que essa ordem faz toda a diferença, porque acabamos mexendo em categorias e reavaliando todo o espaço da casa, é como se nesse caminho a gente notasse que não temos controle sobre o que possuímos e nem podemos usar tudo o que temos.

Ela sugere fazer este esquema:

Roupas > Livros> Papeis> Komono > Itens sentimentais. O komono diz respeito a diferentes objetos dentro da cozinha, banheiro, garagem e etc.

E o principal sistema de desapego não está no uso em si, mas na alegria que aquilo pode nos trazer. E quando nos desapegamos, o agradecimento deve fazer parte desta tarefa, trazendo sentimento de alívio.

Lição dois: agradecer ao espaço que temos

Antes de começar a direcionar as pessoas, Marie sempre inicia agradecendo a casa. Isso é algo que já vi em outros livros e artigos que falam sobre energia, e acredito que deva ser primordial, porque nossa casa é onde nos sentimos seguros, acolhidos e recarregamos nossas forças, sendo assim, organizá-la é uma forma de deixar tudo fluir e agradecer a ela dá mais valor para jornada.

A gratidão tem estado muito em voga nesses últimos tempos, mas nem todo mundo consegue exercitar isto sempre de forma automática. Mesmo que sua casa seja alugada, ainda assim ela é seu lar, e deixá-la de um jeito confortável só te trará benefícios, então agradeça e melhore seu espaço.
Livro e a autora Marie Kondo | (Imagens de reprodução/ divulgação)
Lição três: consciência do espaço

Quando comecei a organizar minhas roupas e parte dos itens pessoais, percebi que desapegar de algumas coisas era mais fácil e de outras, nem tanto. Por exemplo, meus diários estavam comigo há quase dez anos e eu pensava em levá-los comigo quando fosse casar e sair de casa, porém, ao reler algumas partes, vi que eles não estavam me trazendo alegria e, por isso, resolvi triturá-los sem nenhum peso na consciência, me trazendo muita alegria.

E a principal lição está na consciência do espaço, vi que alguns móveis deveriam ser substituídos para acomodar minhas coisas, e que algumas gavetas e armários, após a organização, devem me mostrar tudo o que tem dentro deles, assim posso decidir com mais clareza o que devo usar, e com um sentimento bom, porque tudo o que ficou em casa me traz alegria.

E vocês? Têm muito o que organizar em casa? Já assistiram o programa ou leram o livro?

Se quiserem ver os itens que me desapeguei e coloquei para vender porque não usei, ou usei muito pouco, vejam aqui no meu ENJOEI.

Talvez você goste!

10 comentários

  1. Ainda não assisti nem li, mas tenho muita vontade. Adorei as dicas!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou terminando os papeis, e sinto que minha vida deu uma organizada melhor em relação a objetivos

      Excluir
  2. Olá, Vânia

    Sou uma pessoa muito bagunceira, mas quando invento de arrumar e me desapegarmdas coisas não escapa muita coisa. Não sabia desse método e nem do livro, e muito menos do programa.

    Gratidão é base de tudo. Aproveitamos o que temos para que possamos ter o que queremos.

    Boa sorte! E um bom fim de semana.

    Ruby w.

    newsfallenbooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente ler o livro, e ver o programa depois ou o canal do YT, ela ensina muitas soluções para dobrar e organizar a casa, vale para vida toda

      Excluir
  3. Estou com muita vontade de ver logo a serie da Marie Kondo. E comecei essa prática do desapego também com minhas roupas é uma maravilha!

    http://yeah-dreamhigh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abrir o guarda-roupa e só ter peças que se ama é maravilhoso! Acho que é algo que deve ser feito, ao menos, uma vez por ano

      Excluir
  4. ah to doida pra assistir essa serie pq as minhas coisas por aqui andam uma zona! fiquei ainda mais curiosa agora com essa sua postagem!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô adorando arrumar tudo e sentir que a energia está fluindo melhor

      Excluir
  5. Essa série parece ser maravilhosa, ainda não assisti, mas amo ver conteúdos voltados para esse assunto!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É curtinha, você vai adorar, ainda mais porque ao organizar, a gente reflete a vida

      Excluir

Deixe seu comentário, e obrigada!

não delete

Nome

E-mail *

Mensagem *