Top 5 dúvidas cruéis sobre moda

by - sexta-feira, junho 17, 2016

Reuni algumas dúvidas que as pessoas costumam ter sobre combinações de roupas e acessórios, ou de como usar determinadas peças para tirar de vez estas dúvidas cruéis. Vem comigo.

1. Jaqueta, cinto e sapato precisam ser da mesma cor?

Faz tempo na moda que as cores de roupas e acessórios não têm regra de cores, porém, o que se leva em conta é a harmonia. Você não precisa usar uma jaqueta preta, com cinto e sapatos pretos, mas pode usar uma jaqueta preta com um cinto nude e uma bota marrom escuro. O importante é escolher cores que se complementem, para que a produção final seja harmoniosa aos olhos de quem vê.
Jaqueta jeans, cinto marrom e bota preta (Hey carpe diem) | Jaqueta amarela, cinto preto e bota marrom (Just Lia)
2. Camisa para dentro ou fora da calça?

Para mulheres não há necessariamente uma regra, se a camisa tiver a barra muito longa e você trabalhar de social, é melhor que ela fique para dentro da calça. Mas, se a mesma camisa for usada com jeans ou legging, quanto mais longa, mais bonita. Já para homens, há umas regras entre o formal e o informal. Camisas, camisetas maiores que 20cm da linha do quadril devem sempre ir por dentro da calça em ambiente formal. No informal, procure camisas mais curtas para usar por fora do jeans ou sarja. Homens acima do peso podem preferir ainda as mais longas para afinar a silhueta.

Camisa fora da calça em look social (Imagem sem licença Google Imagens) | Camisa dentro da calça em look informal (Blog da Mariah)

3. Como combinar botas e calças?

A primeira coisa aqui é saber qual o tipo de bota você tem, as mais clássicas são: montaria (cobre a batata da perna e termina no joelho), ankle boot (cobre até o tornozelo), over the knee (cobre todo o joelho) e cortuno (termina entre 1/4 e a metade da batata da perna e geralmente tem fechamento com cadarço). Quando as botas forem pegar parte da sua perna como a montaria, over the knee ou o coturno o melhor tipo de calça para se usar é a cigarrete ou a skinny, porque as duas têm a barra mais afunilada e entram com facilidade dentro da bota. Outro tipo de calça bom é a legging, que vai com todos os modelos de calças.
As ankle boots são ótima com calças de boca reta ou flare, e são as mais modernas e charmosas com meia calça e saia, vestido ou short, o truque da elegância é coordenar a cor da meia calça, com a bota e a peça debaixo (saia preta + meia calça preta + ankle boot preta, por exemplo).
Já botas over the knee ficam ótimas com vestidos e saias, porque fazem uma linha mais sexy, assim como os coturnos que são mais pesados e fazem uma produção mais rock ou militar e podem ser usados com jeans rasgado, looks monocromáticos ou meias desenhadas.

Jeans skinny e bota over the knee (Just the Design) | Calça Flare e ankle boot (Imagem sem licença padrão Google Imagens)
4. Estou acima do peso, posso usar listras?

Existem vários níveis de "acima do peso", mas em todos eles as listras podem fazer parte do seu armário. A primeira dica é usar listras verticais, porque elas alongam o corpo e afinam a silhueta, seja em uma blusa, saia ou calça. Evite usar um vestido ou macacão listrado, o efeito ótico poderá ampliar o tamanho do seu corpo, mas se gostar de algum vestido assim, escolha sempre os de fundo mais escuro.
As listras mais grossas e horizontais na parte mais fina do corpo criam uma ilusão de proporção, e ajudam a enxugar mais quilos visuais. Um exemplo: seu quadril é muito grande, mas sua cintura é mais fina? Use listras horizontais finas em uma blusa. Já, se os seus ombros forem maiores que seu quadril, use uma parte de cima lisa e aposte em uma saia ou short com listras verticais.
Saia listrada com listras horizontais para quadril menor (Estilo Curvas) | Blusa com listras horizontais para cintura menor (Ju Romano)
5. Quando posso misturar estampas?

Não há uma regra para combinar estampa, isso é muito de olhar no espelho e ver que a combinação "ornou". Porém, há truques como ter uma cor igual nas duas estampas, ou usar estampas com desenhos menores que sejam mais discretas, como listras com xadrez ou flores com listras.
Mix de poá, listra e xadrez tudo em preto e branco (Imagem sem licença padrão Google Imagens) | Listras, flores em listras e sapato roxo ( Sarah Jessica Parker)
Gostaram de sanar as dúvidas? Se tiverem alguma outra que eu não respondi por aqui é só deixar nos comentários que faço outro post mais para frente. Para me acompanhar nas redes sociais é @vsusaki no Twitter e Instagram e Van_Ssk no Snapchat.

Talvez você goste!

6 comentários

  1. Adorei suas dicas, realmente, a maioria das pessoas tem essas dúvidas!!

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei o blog para escrever sobre moda. Senti falta desse tipo de post e estou voltando :)

      Excluir
  2. Adorei o post Van, geralmente eu não uso listras mesmo por que estou acima do peso mas vou apostar em alguma peça vamos ver no que dá hehehe

    Beijos

    Www.denisemarciniak.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem arriscar Denise :)
      Escolhe as roupas, põe na frente do espelho e vai vendo o que fica bom, só assim para saber. Bjo!

      Excluir

Deixe seu comentário, e obrigada!

não delete

Nome

E-mail *

Mensagem *