Slide

Conhecendo Portugal - parte 4

Postado por Vanessa Ferreira


Finalmente estou aqui para falar da maravilhosa cidade de Lisboa. A capital também é chamada de cidade das sete colinas, o lugar é onde o antigo e o novo convivem em perfeita harmonia. A herança histórica é muito visível nos traçados da arquitetura e nas ruas.  Em Lisboa que se localiza o famoso rio Tejo, carinhosamente chamado pelos lisboetas como “mar de palha”. Como toda capital, há muito lugares de compras, museus, casas de shows entre outras atrações  encantadoras. Vou tentar resumir aqui aquelas que tive a oportunidade de desfrutar.

Vista de Lisboa

O Bairro Alto e Chiado
Nesse bairro o reduto é dos tradicionais do fado. Além disso,  é composto pela praça Luís de Camões  super famosa nessa cidade. Já no Chiado, há as lojas tradicionais de Portugal.
Nesse lugar não deixem de ir ao “café A Brasileira”, umas das mais famosas e antigas casas de café que já foi frequentado por muitos poetas boêmios, inclusive era o lugar preferido de Fernando Pessoa durante o século XIX. 

Estátua de Fernando Pessoa e eu no café a Brasileira


Alfama

É um bairro com ruas estreitas assemelhando-se a um labirinto.  Durante o domínio mouro era a área mais rica da cidade. Lá se encontra a catedral da Sé, local antes que era ocupado pela principal mesquita da cidade. Fundada por Afonso Henriques em 1150, é uma catedral românica  que  após o terremoto de 1755 teve acréscimos barrocos e neoclássicos.


Catedral da Sé

Belém

Nesse lugar a 6 km do centro de Lisboa há muitos museus. Belém já foi ponto de parada de Cristóvão Colombo para voltar das Américas para a Espanha, e em 1497 foi o local do ponto de partida para a viagem de Vasco da Gama de descoberta do caminho marítimo para as Índias. Vale  ir conhecer o mosteiro dos Jerônimos que foi construído no decorrer do século XVI, como agradecimento pelo sucesso da viagem de Vasco da Gama.  Em sua igreja estão os túmulos de Vasco da Gama e de Camões. Obras maravilhosas que não se pode perder. Também encontramos os túmulos de Fernando Pessoa e Alexandre Herculano já dentro do mosteiro.  Com estilo manuelino, gótico e renascentista esse mosteiro é um encanto.

Mosteiro de São Jerônimo


Ainda nesse bairro também temos a famosa torre de Belém que é  um dos mais famosos símbolos nacionais de Portugal. Ela fica a beira do rio Tejo e foi durante muitos anos uma fortaleza destinada a proteger o porto de Lisboa. 

Torre de Belém

Para comer,  não se esqueça de ir a famosa confraria de Belém, onde estão os deliciosos pastéis de Belém, receita que vem sendo guardada pelos mestres confeiteiros há anos.


Confraria de Belém

Não posso deixar de mencionar o magnífico passeio de barco que realizei pelo rio Tejo, no qual pude conhecer toda a costa da cidade e seus antigos prédios que guardam uma riqueza arquitetônica.

Foi muito rápida minha passagem por essa cidade, mas posso dizer que amei! A atmosfera lisboeta me encantou. As pessoas da cidade me parecem muito elegantes ainda mais quando as vemos naqueles cafés conversando com amigos no fim de tarde. Um charme e elegância fazem a mulher lisboeta ser a mais bonita e mais vaidosa do que das outras cidades de Portugal. Além disso, quando passeamos por aquelas ruas de pedraria com aqueles bondes, refletimos sobre a nossa história que está intimamente ligada a deles e sentimos que somos herdeiros dessa cultura e do modo de ser português.

Bonde pelas ruas de Alfama
Agradeço a oportunidade que tive e recomendo a todas as nossas leitoras que um dia possam conhecer esse paraíso lusitano!


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...