Conhecendo Portugal parte 1

by - sexta-feira, outubro 04, 2013



 Postado por Vanessa Ferreira
Olá meninas,
O ano vem passando rápido... Se você já está se preparando para as férias, mas não sabe ainda o destino, pode colocar como opção ir para Portugal, sem medo de perder lugar quando voltar, rs.

Se ainda é um sonho fazer uma viagem internacional, a dica que dou é sempre se planejar. Antigamente fazer uma viagem ao exterior era algo muito mais difícil do que hoje, que já temos mais facilidades de pagamento de passagens aéreas e que nos ajudam a nos organizar melhor financeiramente. Então nunca é tarde para conseguir conquistar o seu sonho!

Portugal é um país muito interessante que guarda muita história, tradição e belezas naturais. Além disso, é uma região que está intimamente ligada à nossa cultura, ao nosso jeito de ser. No meu caso, visitá-lo é como se eu voltasse às minhas origens, aos meus antepassados, pois, meus avós vieram de lá tentar a vida nesse Brasil grandioso como imigrantes e, por esse motivo, ainda tenho lá muitos familiares.

De extensão pequena e com uma população de onze milhões de habitantes o país é famoso por seus vinhos e suas produções de olivas. Rico culturalmente pelo fado e pela sua tradição literária, tem como expoente alguns dos principais poetas de língua portuguesa como Camões, Pessoa e Saramago. Sua arquitetura e obras artísticas nos revelam um país que ainda guarda uma herança católica fortíssima, mantém tradição nos costumes e possui um conservadorismo que nos leva a perceber as épocas mais antigas.

Vou falar um pouquinho das cidades que percorri. Nesse post começarei pela região do distrito do Douro. Nela se localiza a segunda maior cidade de Portugal que o é Porto.  É nesse local onde se encontra o importante rio Douro e as famosas paisagens de montes e vinhedos pontuados por depósitos do vinho do Porto. As regiões de Vila Nova de Gaia e a Ribeira ficam à margem desse rio, e são nelas que se encontram lugares de entretenimento e compras.



 
Uma dica de passeio que não pode ser passada em branco é a navegação pelo rio Douro. Aqui se encontram diversas opções de preços e passeios, podendo ser de uma hora, até o dia inteiro com direito a almoço. Eu optei pelo primeiro, com direito a visitação a uma cava, lugar onde são produzidos os vinhos. A dica de look  é usar tecidos leves, um chapéu ou boné na cabeça para proteger do sol, um bom filtro solar e um tênis ou sapato confortável. 







Na região do Porto se come muito bem e muito barato. Quase todos os restaurantes servem bacalhau preparado de diversas maneiras, mas há nessa cidade um prato especial chamado francesinha que seria uma espécie de misto quente, mas com carne de porco, frango e carne bovina coberto com queijo e um molho especial. Para experimentar acredito que vale à pena, embora seja um pouco gorduroso. Se você é vegetariano, como é meu caso, não se preocupe, porque  há muitas opções de pães e queijos que os portugueses também fazem muito bem! O famoso queijo Serra da Estrela de lá é super baratom, e é muito bom!
 

A vida à noite do Porto é super animada, vale à pena ficar na região central dando uma volta pelos bares e baladas, afinal você pode entrar nos lugares sem pagar nada, só aquilo que consumir. 



Quanto às construções modernas não deixe de dar uma volta no Estádio do Dragão, estádio do time do Porto, aliás, outra coisa que descobri é que os portugueses são apaixonados por futebol. O shopping Dolce Vita fica bem ao lado desse estádio, e é um dos mais modernos shoppings da cidade cheio de lojas de grifes europeias... Mas, não gaste todo o dinheiro por lá.
  




Quanto às construções antigas e mais históricas eu recomendo visitar a catedral da Sé e as Torres dos clérigos, ambos os lugares no centro da cidade. Eu infelizmente não consegui ir, mas tive muitas indicações para ir nesses lugares, daí vocês me contam. 


Bem, nos próximos posts darei mais dicas de outras cidades por onde percorri. Beijos e até semana que vem!

Talvez você goste!

0 comentários

Deixe seu comentário, e obrigada!

não delete

Nome

E-mail *

Mensagem *