Dica de viagem: Paraty – RJ

by - segunda-feira, junho 24, 2013



Quem não ouviu falar de Paraty? Uma cidade charmosa e histórica situada no litoral do Rio de Janeiro a 22Km de distância com o limite de São Paulo. Nessas férias resolvi conhecer o lugar já que ia ficar em Ubatuba (litoral norte de São Paulo) cerca de 1h30 de viagem.
Cartão postal da cidade

A estrada que a gente pegou foi a Rio-Santos, paisagens incríveis de céu e mar pelo caminho e muitas encostas com perigo de desmoronamento, by the way. Paraty é uma cidade que participou bastante da nossa história, principalmente a que é relacionada ao caminho do ouro trazido das Minas Gerais. Isso explica porque o Centro histórico foi conservado e tombado como patrimônio nacional. 

Meu look: jaqueta perfecto (Renner), regata branca (Hering), saia poá (Luigi Bertolli)

Quando chegamos na cidade primeiro avistamos a Marina à nossa direita, cheia de lanchas estacionadas que nem carros. Depois, uma avenida te leva por uma parte mais moderna da cidade e chegando até perto da praia é que avistamos a ponte que leva para o Centro-Histórico (isso simplificando bastante). O que mais me encantou de primeira impressão? O Paraty-Mirim, rio que corta a cidade e que deu origem ao seu nome, é o ‘quintal’ de muitas casinhas e podemos ver que algumas têm seus próprios cais, com barquinhos amarrados e mesinhas para tomar um lanche.

Mesinhas de madeira e florzinhas em cada uma

O que eu não gostei da cidade foi o chão, aquelas pedras gigantes dispostas de forma irregular são horríveis de pisar, nem com tênis elas não fazem você escorregar. Todas as ruas do centro têm esse tipo de calçamento.
Cachorro dorme no contorno das pedras do calçamento
Há muito artesanato nas ruas feitos por índios e por nativos da América latina, e todos os estabelecimentos são de arquitetura simples, pintados de branco com as janelas coloridas. A variedade de restaurantes e barzinhos é grande e o forte são pratos com peixes e frutos do mar, dá para se comer bem com R$100,00, o casal, basta pesquisar.

Como fui em um domingo de baixa temporada não consegui ver mais do potencial da cidade, algumas semanas atrás ela recebeu o povo da FLIP (Feira literária de Paraty) e na semana que eu fui estava rolando um grande festival de Jazz.

Quando voltar preciso fazer os passeios nas praias, os famosos passeios de escuna. Mas, acho um ótimo bate e volta para quem está passando pelo litoral norte de São Paulo, ou o sul do Rio de Janeiro. ;)

Talvez você goste!

1 comentários

  1. Vannn!! Você deve fazer os passeios de escuna em Paraty, super recomendo. Num dia ensolarado, serão 5 horas deliciosas e muito bem aproveitadas. Se você não tem medo de nadar em alto mar, é uma experiência gostosa. Além de poder encontrar com golfinhos durante o trajeto. Fica a dica para próxima! E os preços para 5 hrs de passeio variam de 30 a 50 reais. Não é caro, porque vale a pena! =)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, e obrigada!

não delete

Nome

E-mail *

Mensagem *